Apresentação

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma empresa integrada e gerida por estudantes, que presta serviços de consultoria na sua área de atuação, com o auxílio de professores orientadores.

Em 2010, foi aprovada a Resolução 08/CUn/2010 que normatiza o processo de criação e regulamentação das Empresas Juniores na UFSC.

Em fevereiro de 2017, após alterações, nova resolução foi aprovada, Resolução nº  90/CUn/2017, a qual define um processo de qualificação e disciplina o papel da Universidade junto às Empresas Juniores.

Em 2012, foi fundado o Comitê Gestor das Empresas Juniores com a finalidade de acompanhar as atividades exercidas pelos alunos participantes dessas Empresas. Desse modo, o Comitê Gestor pretende que todas as empresas estejam registradas, obedecendo a Resolução.

O participante de uma EJ pode ter atividades complementares validadas pelo curso que frequenta, assim como as atividades de consultoria, nas quais o aluno tem oportunidade de aplicar a metodologia que aprende na aula. De tal maneira, as EJs são importantes para o ensino, pesquisa e extensão.

A UFSC é pioneira na fundação de Empresas Juniores no Sul do Brasil. A Ação Júnior formada hoje pelos Cursos de Administração, Relações Internacionais, Economia e Ciências Contábeis foi a primeira a ser criada em 1990, antes mesmo da criação da (FEJESC) em 1994. Na sua fundação, tinha o nome UFSC Júnior, mas logo mudou para Ação Júnior dando, assim, a oportunidade para surgirem novas EJs na Universidade, como a EJEP, na Engenharia de Produção, e a CONAQ, na Engenharia Química.

As EJs são uma forma de gerar aprendizado na prática, formar uma cultura empreendedora, desenvolver o senso de responsabilidade e habilidades interpessoais, ser um diferencial e uma ponte de contato com o mercado. Por isso, podem ser consideradas uma importante forma de extensão na universidade, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, ajudando o Movimento Empresa Júnior a conseguir mais representatividade dentro da UFSC e na sociedade em geral.

Para mais informações sobre como criar ou federar uma EJ e para conhecer o Movimento das Empresas Juniores (MEJ) em Santa Catarina, acesse: www.fejesc.org ou www.facebook.com/fejesc